SALA 1 – 08/10/18 – 20:30h

FESTA DE ENCERRAMENTO- Sorteio de brindes e uma MEGA SURPRESA

Aline Fróes

Começou seus estudos musicais aos 6 anos de idade e quando encontrou o piano se apaixonou e não largou mais! Estudou piano clássico e popular, mais tarde entrou para Universidade Federal de Goiás, onde estudou Educação Musical. Seguiu seus estudos especializando em Ludopedagogia, Arte Educação e Psicomotricidade. É professora de música na Educação Infantil e na primeira fase do ensino fundamental, trabalhando em escolas particulares e pública. Sócia-Fundadora da E-Musi Escola de Música, onde junto com a   educadora musical   Sandra   Ribeiro   formaram   a   Caixola Musical que desenvolve projetos e materiais didáticos na área da musicalização infantil.

Sandra Ribeiro

Compositora, Educadora Musical licenciada em Música com habilitação em Educação Musical pela UFG, possui especialização   em Ludopedagogia, Arte Educação e Psicomotricidade.  Professora na rede privada de ensino em escola regular na educação infantil e primeira fase do ensino fundamental e em escola específica de música.   Desenvolve também o trabalho de formação continuada com oficinas para professores da educação infantil e professores de música, musicalização infantil. Sócia-fundadora da E-Musi Escola de Música, onde junto com a educadora musical Aline Fróes formaram a Caixola Musical que desenvolve projetos e materiais didáticos na área da musicalização infantil.

Quer ser VIP
e Assistir às oficinas a qualquer hora?

Cronograma

Abertura

Abertura do Congresso com Aline Fróes e Sandra Ribeiro.

Caixola Musical

Roda de Conversa - A musicalização dos filhos; e Show da Família Tum Pum Pá.​

Pensando em resgatar a música infantil e sabendo que a musicalização para a criança ajuda no seu desenvolvimento humano e intelectual, é que nasceu o grupo Família Tum Pum Pá! Um trabalho incrível feito especialmente para elas! A cultura infantil está se perdendo no meio de tantas informações e tecnologias que o brincar, cantar, dançar e se movimentar não estão mais em primeiro lugar. Uma boa parte das famílias de hoje, não conseguem organizar um tempo para cultura e lazer com seus filhos e é por isso que o Show da Família Tum Pum Pá vem proporcionar este momento de alegria e diversão para todos, crianças e adultos! Muita música, brincadeiras e histórias, usando instrumentos de percussão.

Família Tum Pum Pá.​​

Investigação Sonora Brincante

Compartilhar possibilidades é a essência dessa aula onde o professor Rodrigo Carneiro mostra como é possível conseguir sons interessantes de objetos do cotidiano e instrumentos feitos de material reciclável, sempre de uma forma divertida e musical, buscando encontrar possibilidades para a composição de músicas e atividades pedagógicas!

Rodrigo Carneiro

Tá Ti Tum: Crianças apaixonadas por leitura rítmica.

O ritmo está todo lugar! O ritmo está tudo! Quando a gente anda, fala, lê, canta, movimenta...tudo tem ritmo. Na música, podemos organizar esse ritmo e fazer coisas incríveis! Venha com a gente descobrir o quanto fazer isso é mágico!

Caixola Musical

Músicas folclóricas: Atividades Musicais Estruturadas a partir da música "Caranguejo não é peixe".

Essa oficina é resultado de um minucioso trabalho desenvolvido no grupo de Mentoria com a Caixola Musical. Resgatamos músicas folclóricas e a partir da mesma desenvolvemos uma sequência didática de aulas que trabalham ritmo, movimento, criação e outros aspectos cognitivos musicais essenciais para o desenvolvimento do aluno.

Josiane Cristina

A música provedora de alegria, saúde e bem-estar na vida dos idosos.

O processo de envelhecimento e seus aspectos multifatoriais: como a utilização da música e seus elementos constitutivos, pode contribuir para a promoção da saúde e qualidade de vida dos idosos, estabelecendo canais de comunicação não verbal.

Rosangela Lambert

Como Criar as suas próprias músicas a partir de acordes (ou notas) simples.

Nesta oficina você irá aprender a criar as suas próprias músicas! Utilizando acordes simples no violão, teclado ou piano. O objetivo é capacitar o aluno, ou professor a criar e improvisar uma nova música de forma simples, dinâmica e ao mesmo tempo espontânea.

Fabrício Oliveira

Histórias Musicadas

A oficina de Histórias Musicadas oferecerá aos participantes dicas para as práticas pedagógicas em sala de aula, tendo como foco a ludicidade aplicada à musicalização e literatura infantil. Serão 10 histórias, cada uma com um recurso lúdico diferente e de fácil reprodução. Teremos dicas de como confeccionar seus próprios materiais, utilizando objetos simples e baratos. Ao final, um pequeno bate papo de como exercitar a criatividade e obter ações pedagógicas mais encantadoras em sala de aula.

Jéssica Santos

Músicas folclóricas: Atividades Musicais Estruturadas a partir da música "O Cravo e a rosa".

Essa oficina é resultado de um minucioso trabalho desenvolvido no grupo de Mentoria com a Caixola Musical. Resgatamos músicas folclóricas e a partir da mesma desenvolvemos uma sequência didática de aulas que trabalham ritmo, movimento, criação e outros aspectos cognitivos musicais essenciais para o desenvolvimento do aluno.

Leandro Marcelino

Mão com Mão: Brincadeiras Musicais

Um grande recurso para trabalharmos música na sala de aula é nosso corpo. As mãos podem Ser um ótimo instrumento de musicalização. Nessa palestra você irá aprender formas práticas divertidas e simples de musicalizar. Iremos trabalhar coordenação motora, canto, concentração e muitas outras habilidades! Venham comigo!

Aline Fróes

Agudo, Médio, Grave” Música e Neurociências – Uma Aula sobre Altura

Tomando como tema o parâmetro altura – muito explorado dentro da educação musical – apresento uma aula que o evidencia sob a ótica das neurociências. Com objetivos bem definidos, apresento ao professor alguns recursos enriquecedores para se trabalhar com os sons graves e agudos. Recursos que tornarão a aula lúdica, prazerosa e significativa. Ao assistir essa aula, o educador perceberá como a música estimula o cérebro e como podemos, de maneira simples, enriquecer nossa maneira de ensinar.

Lais Soares

Ritmos Brasileiros na Educação Musical

Na oficina serádesenvolvida a musicalização a partir dos ritmos populares brasileiros como o Baião e a Ciranda, com instrumentos de percussão, percussão corporal, objetos e instrumentos reciclados. O objetivo da atividade é mostrar varias possibilidades do ensino de ritmos tradicionais brasileiros em sala de aula, trabalhando os parâmetros do som (Altura, timbre, intensidade), pulso, criação de repertório e o ensino coletivo com a percussão.

Griff Roney

“Você está brincando de tocar ou tocando de verdade?” A brincadeira no ensino do piano para crianças.

Vamos conversar um pouco sobre a importância do brincar para a educação musical; a brincadeira como recurso didático para o professor de piano; a postura do professor de piano em sala de aula; e exemplos de atividades e recursos para brincar ao piano!

Carla Gullo

Violão sem Segredos.

Já pensou que legal você levar seu violão para sala de aula e tocar com seus alunos? Isso é possível! Nessa oficina vamos ver que é possível tocar violão de um jeito fácil, usando os acordes mais praticados, é possível tocar muitas músicas usando poucos acordes e claro nossa criatividade. Também dicas preciosas de como escolher seu violão, como guarda-lo, como afinar. Tenho uma dica de ¨OURO¨ que eu vou te contar só na oficina! Nos vemos lá!

Junior Silva

Ampliando o Repertório para Musicalização.

Quando trabalhamos a musicalização, nós o educadores levamos a criança a integrar experiências, por isso é tão importante a escolha de repertório na qual possam ter a vivência, percepção, e reflexão, sempre colocando a favor a música para o desenvolvimento infantil.

Elaine Prado

Inteligência Emocional e a Importância da afetividade na sala de aula.

Se eu começar a cantar dois hambúrgueres, alface, queijo molho especial, cebola.... eu tenho certeza que você continuou a música, mas porque lembramos da música de um fast food mas não conseguimos lembrar de algo que aprendemos na faculdade ou na escola? A resposta é emoção! Vem entender um pouco como funciona a nossa mente e o quão importante você professor é na vida do seu aluno.

Lorena Carvalho

Sons e Palavras

meio de jogos que utilizem palavras e objetos do cotidiano, a Oficina SONS & PALAVRAS, propõe a exploração de conceitos como altura, pulso, andamento, timbre e intensidade, através das atividades propostas no KIT pedagógico musical SONS & PALAVRAS, elaborado pela educadora musical Karine Teles Alves. Fundamentada na pedagogia musical de educadores como Kodály, Dalcroze, Orff, Schafer, Suzuki, Brito, Kulhmann, Marques e Drummond, entre outros, a oficina dialoga prática e conceitos, estimulando uma ação reflexiva dentro da educação musical ativa e criativa da atualidade.

Karine Teles Alves (Som na Caixa)

Músicas folclóricas: Atividades Musicais Estruturadas a partir da música "Peixe vivo".

Essa oficina é resultado de um minucioso trabalho desenvolvido no grupo de Mentoria com a Caixola Musical. Resgatamos músicas folclóricas e a partir da mesma desenvolvemos uma sequência didática de aulas que trabalham ritmo, movimento, criação e outros aspectos cognitivos musicais essenciais para o desenvolvimento do aluno.

D’Paula

Musicalizando Além da Sala de Aula: Rodas de Música e Parques Sonoros.

Já sabemos que a transversalidade rege a educação atual, mas como levar a música além das salas de música? O Projeto Roda de Música, do ensino fundamental em diante, e o Parque Sonoro, do infantil em diante, levam a música e os instrumentos para momentos diversos: recreio, momento livre, ensaios, atividades de outras disciplinas. Como? Você já imaginou se os alunos, devidamente orientados, pudessem livremente utilizar instrumentos como violão e outros? Já imaginou reutilizar objetos e transformá-los em instrumentos cotidiáfonos? Isso já acontece e nós vamos descobrir como através de relatos, vídeos, sons e mão na massa!

Sérgio Tück

Músicas folclóricas: Atividades Musicais Estruturadas a partir da música "Pirulito que bate bate”.

Essa oficina é resultado de um minucioso trabalho desenvolvido no grupo de Mentoria com a Caixola Musical. Resgatamos músicas folclóricas e a partir da mesma desenvolvemos uma sequência didática de aulas que trabalham ritmo, movimento, criação e outros aspectos cognitivos musicais essenciais para o desenvolvimento do aluno.

Jéssica Santos

Aulas de Música: Recursos Didáticos divertidos, práticos e fáceis de fazer.

Todo professor anseia em encontrar materiais simples, práticos e baratos para seu dia na sala de aula. Nessa oficina vamos confeccionar alguns recursos que são produzidos de forma simples e que podem transformar sua aula em um momento de muita diversão e aprendizado. Deixe de lado essa conversa que não consegue fazer nada e vamos colocar a mão na massa! Depois é só se divertir. Vamos lá?

Sandra Ribeiro

Música, psicopedagogia e Movimento.

A proposta da palestra é abordar o trabalho com música e movimento como ferramentas inclusivas, para auxiliar no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos com dificuldades de aprendizagem e/ou deficiência. O objetivo é oferecer um diálogo teórico e prático como forma de explorar a aplicação das atividades musicais no contexto psicopedagógico e educacional.

Junior Cadima

Autonomia e Criatividade do Professor: Você criando atividades musicais estruturadas (parte 1) – Caixola Musical

Caixola Musical

Autonomia e Criatividade do Professor: Você criando atividades musicais estruturadas (parte 2)

Caixola Musical

FESTA DE ENCERRAMENTO- Sorteio de brindes e uma MEGA SURPRESA

Caixola Musical

Congresso Organizado e Realizado por Aline Fróes e Sandra Ribeiro

_DSC8617
logo-caixola-nova